Como fazer boas campanhas de Marketing no Instagram

As campanhas de marketing digital são assunto para muitos e muitos artigos, mas um dos meios mais interessantes para focar é o Instagram. A rede social de imagens é ótima por várias razões: é fácil de usar, popular, você pode ter um bom alcance e a possibilidade de conversar com os seguidores de várias formas. Mas, claro, não é para todos.

Entenda seu negócio

Se você vende máquinas industriais, o Instagram pode não ser tão certeiro. Mas tirando exemplos extremos, essa rede social é excelente porque permite o completo destaque para seus produtos mediante imagens e vídeos. Então se você tem uma loja de roupas, restaurante, bar, é um artista ou professor, por exemplo, o Instagram é uma ótima oportunidade de lucrar online. Mas é necessário entender a rede.

Conteúdo e engajamento

Você não pode postar uma foto nova a cada minuto, ou pior: não ter regularidade alguma. O Instagram é melhor usado se você manter uma constância, postando algo pelo menos uma vez por dia. Assim seus seguidores sabem o que esperar, e suas imagens irão aparecer com frequência em seus feeds ou stories.

Mas atenção: não poste demais também, porque isso fará alguns seguidores deixar de seguir seu perfil. E não poste e fique apenas isso: responda comentários, siga outras pessoas (seja da mesma área ou de outra), e faça conteúdo que gere engajamento. Abra a possibilidade para perguntas, quiz e brincadeiras. Isso fará com que ganhe atenção e seus seguidores chamem outros seguidores, tornando-se “embaixadores” de seu perfil.

Vídeos e stories

Os vídeos são um grande trunfo das campanhas de marketing, e cada vez mais as empresas investem nisso. Se você tem a possibilidade de fazer vídeos mostrando seu produto, dando opiniões, enfim, vendendo sua marca, faça isso.

Mesma coisa com os stories, que podem ser bastante visualizados pelos seguidores. Pense em um conteúdo que seja agradável e traga algo agregador para eles.